
IJBA - Cursos para Psicologia,Pós Graduação e Extensão Universitária
CLIENTELA
Qualquer graduação na área de ciências da saúde.
JUSTIFICATIVA
O adoecimento humano e todos os sintomas físicos são também meios que a natureza psíquica utiliza para revelar nossa consciência egóica dividida neuroticamente. De acordo com a nossa professora, Dra. Denise Ramos, a proposta desse curso é observar, ao longo do processo terapêutico, o efeito que a aplicação do modelo analítico provoca no desenvolvimento do sintoma orgânico. As hipóteses desse modelo podem ser resumidas da seguinte maneira:
- A doença orgânica pode ter uma finalidade e um significado.
- Esse significado, em alguns casos, é um símbolo.
- A compreensão e a integração do símbolo na consciência levam a uma melhora no quadro de saúde geral do paciente.
Dr. Waldemar Magaldi, professor de nosso curso, nos diz que intimamente sabemos que a natureza não pode ser controlada por muito tempo, e ao nos tornarmos mais flexíveis, abrindo mão da ilusão do controle, diminuiremos a exuberância das crises e do descontrole e, com isso, relativizaremos as normas. Portanto, os sintomas e as crises. Mas, quando surgem as crises e seus sintomas, é necessário fazemos uma boa anamnese, equivalente a recordar – relembrar ou rememorar as emoções – que estão associadas a cada sintoma, incluindo a análise simbólica do órgão, do sistema, da função ou do tecido doente, e as consequências deste quadro clinico, tanto no que o indivíduo deixou de fazer, quanto no que ele passou a fazer, além de uma enorme gama de análises que podem surgir, contribuindo para que a ferida secreta venha à tona.
Quando o sujeito em análise confronta-se com a doença e seus sintomas, da mesma forma de quando aparecem suas dificuldades nas relações humanas e suas problemáticas pessoais, desencadeiam suas emoções, sua agressividade, angustias, obsessões, tensões, fantasias, sonhos e ambições. Quando então começa a dialética com o inconsciente. É ai que surge uma nova dimensão da vida e você se dá conta que – inconsciente existe! Nessa busca do conhecimento de si mesmo, progressivamente acontece uma transformação e uma nova ordem se impõe. Dessa forma nasce um novo mundo, o da vida interior, com sua existência própria. Aparece um novo sentido de vida e você aprende que quando surge qualquer tipo de sintoma, antes de eliminá-lo, deveremos transformá-lo em um guia para o autoconhecimento. É desse modo que evitaremos o aparecimento recorrente desse sintoma ou o surgimento de outras novas e mais graves manifestação de adoecimento.
Essas considerações servem para mostrar a importância do conhecimento e da prática da psicossomática no âmbito da saúde. Por tudo isso o profissional de saúde, independente de sua área de atuação, deveria estar consciente dessas implicações para poder atuar, o melhor possível, diante de todas as queixas trazidas por seus clientes, evitando a simples supressão dos sintomas sem o benefício do autoconhecimento, advindo desse trabalho analítico. Além de adquirir a flexibilidade do relacionamento humano e a capacidade de doação, onde os critérios técnicos são substituídos pela força de ligação afetiva em busca da cura.
Nossos alunos seguem o mesmo curso de Psicoterapia Analítica, se diferenciando no tipo de clientela em que irá praticar os seus conhecimentos. Esse curso de Pós-graduação Lato Sensu titula e forma especialista em Psicossomática. É realizado no Instituto Junguiano da Bahia, sob a chancela da conceituada FBDC (Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências) mantenedora do Curso de Medicina e Saúde Pública.
DISCIPLINAS
- Fundamentos da Psicologia Analítica
- Psicologia Junguiana Avançada
- Psicopatologia
- Psicossomática
- Psicologia Analítica Aplicada
- Metodologia Científica
No início desse curso, a disciplina Fundamentos da Psicologia Analítica (FPA) é comum a diversas turmas e, por isso, durante os cinco primeiros meses os alunos das diversas formações assistem as aulas juntos. Esse é um momento em que a convivência com os que seguem outros cursos se torna necessária. Já na primeira aula, haverá uma explanação geral da teoria para que os estudantes se familiarizem com os principais conceitos e a práxis psicoterápicas. Depois cada tema será trabalhado isoladamente e com mais profundidade. A disciplina FPA vai de maio a setembro de 2018 e tem a carga horária de 90 h. No final será feita uma avaliação por meio de um seminário em que os alunos apresentarão o trabalho recomendado, em grupo ou individualmente. Há também a opção de apresentar um artigo científico, mostrando os conhecimentos adquiridos sobre determinado tema, de forma individual.
A disciplina seguinte chama-se Psicologia Junguiana Avançada (PJA) e dentro dela vamos aprender:
- Psicologia Analítica e Alquimia;
- Estudos dos Sonhos com prática e treinamentos;
- Estudo dos Mitos, Contos de Fadas, Literatura, Religião, Espiritualidade e Ética;
- A Psicopatologia Médica estudada sob a ótica junguiana;
- O Estudo Junguiano da Psicossomática;
- Desenvolvimento da Personalidade;
- Aspectos Clinicos da Análise Junguiana;
- Psicologia Analítica e a Jornada do Herói;

- Função Transcendente estudada com profundidade por meio da literatura, mitos, contos de fadas e etc;
- Tópicos Contemporâneos em Psicologia Analítica;
- Psicologia Analítica e Arte;
- Tanatologia.
Essa disciplina tem uma carga horário de 155 horas e se estende por todo o ano de 2018. Acrescenta-se ainda duas outras disciplinas: Psicopatologia estudada do ponto de vista da Psicologia Analítica (60h) e a Psicossomática que é estudada sob a orientação da Dra. Denise Ramos (PhD - PUC) baseado em seu livro A PSIQUE DO CORPO (45h).
Durante o ano de 2018 haverá aulas na sexta-feira à tarde, no período que vai de março a dezembro. O objetivo é reforçar a aprendizagem com revisões e treinamentos. Contamos nessa disciplina com professores vindos de São Paulo:
Waldemar Magaldi, Simone Magaldi, Ajax Salvador, Iracy Galiás, Denise Ramos, Marcos Callia, Victor Palomo e outros do quadro da SBPA (Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica).
Em 2018 haverá duas disciplinas: Psicologia Analítica Aplicada (PAA) com a carga horária de 165 horas e Metodologia Científica (MC) com 70 horas.
A disciplina Psicologia Analítica Aplicada (PAA) consiste em:
- Procedimentos e Práxis da Psicologia Analítica;
- O Treinamento no Trabalho Clínico com o Jogo de Areia;
- Grupo de Supervisões dos Casos Clínicos;
- Treinamento com a Imaginação Ativa;
- Treinamento com os Sonhos;
- Treinamento com Técnicas Expressivas (argila, colagens, desenhos, mandalas e etc.);
- Treinamento em outras Técnicas Psicoterápicas.
No período de maior atividade na Clínica Escola, no ano de 2019, as aulas ocorrerão apenas aos sábados (manhã e tarde) seguindo um calendário quinzenal. Para aqueles que moram fora é facultado a frequência de uma vez ao mês. Cada aluno terá o seu orientador que o acompanhará em grupo de supervisão, deixando-o em condições de ser um Analista Junguiano.
CRITÉRIOS PARA APROVAÇÃO
- Frequentar 75% das aulas.
- Obter do professor orientador das supervisões a aprovação.
- Apresentar o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) por meio de uma monografia.
Obs: Esse item a Dra. Ermelinda Ganem utiliza-se de técnicas para ajudar o aluno a criar, desenvolver e concluir o seu trabalho. Trata-se do seu método criativo que tem conseguido, nesses últimos anos, que quase 100% dos alunos façam esse trabalho.
Com as Atividades Programadas e Atendimentos Clínicos (212 horas) o curso terá uma carga total de 797 horas.
Carga Horária: 797h
Periodicidade: Uma vez por mês (ver descrição acima).
Duração: 36 meses
Mensalidade: R$ 620,00 (desconto de 10% até o dia 10 de cada mês, 1ª parcela em abril).
Valor da matrícula: R$ 350,00
Coordenação do Curso: Carlos São Paulo - Médico - Diretor e Fundador do Instituto Junguiano da Bahia.
Conecte-se ao IJBA:
Facebook: www.facebook.com/institutojunguianodabahia
Twitter: www.twitter.com/junguianobahia
YouTube: www.youtube.com/InstitutoJunguiano
Mais Informações:
Tel.: (71) 3356-6811 / 8713-1716
End.: Alameda Bons Ares 15, Candeal, Salvador-BA